Dezembro 7, 2021

Paintball é um desporto

E tu não podes mudar a nossa mente!

Sim, o paintball é um jogo.

Na verdade, a primeira encarnação do paintball, criada por um punhado de indivíduos incríveis nas florestas de New Hampshire no início dos anos 80, foi chamada de “O Jogo da Sobrevivência”. No entanto, a natureza competitiva desses indivíduos e daqueles que rapidamente se apaixonaram pelo jogo em rápido crescimento e o ajudaram a crescer e evoluir para o paintball como o conhecemos agora, rapidamente transformou o paintball num verdadeiro desporto.

Apreciado por milhões em todo o mundo, o paintball é diferente de tudo no mundo e, como desporto, os atletas competem ao mais alto nível para provar quem são os melhores jogadores e equipas de paintball do mundo e ganhar troféus. O paintball evoluiu para se tornar num desporto incrível e multifacetado com seus próprios superstars, equipas lendários.

Então sim, o paintball é um desporto e não, tu não podes mudar minha mente!

O paintball, como ele primeiro evoluiu para um desporto além do formato de jogo básico. Fez isso na floresta e equipas armadas com pistolas de paintball, cartuchos de 12 gramas e tubos de charuto de paintball percorreram hectares de mata em jogos de uma hora em eventos como a pistola de ar Open e os primeiros campeonatos promovidas por Jerry Braun em Nova York.

Conforme o equipamento de paintball mudou e o jogo evoluiu, equipas de quinze e dez jogadores competiram em eventos como o Masters promovido por Jim Lively e Sam Caldwell, e então no início dos anos noventa a National Professional Paintball League nasceu. Equipas como o lendário Ironmen, o All Americans e o Aftershock lutaram contra Bad Company e Palm Beach Predators numa competição de dez homens em Woodsball, em Pittsburgh.

Enquanto o paintball já era jogado como um desporto competitivo ao longo desse tempo, o paintball realmente começou a parecer um desporto quando o jogo saiu de cena graças à criação do Speedball e a posterior criação de formatos inspirados no speedball como Hyperball e finalmente Sup ‘Airball.

Equipas e jogadores que já trocaram seus camuflados desbotados da floresta por calças camufladas estilo pijama e camisolas em camuflagem belga, camuflagem Realtree, camuflagem Advantage e Tiger Stripe, agora podem usar cores mais vivas e equipamentos de equipas, evoluídos para calças e camisolas de marcas lendárias como JT Racing e Scott! A essa altura, equipas e jogadores estavam emergindo como superestrelas do jogo, e grandes marcas capitalizavam esse poder de estrela recém-descoberto do paintball.

Com a transição dos marcadores de paintball de Automags e Autocockers para Angels, Shockers, Intimidators e Matrix, jogadores como Chris Lasoya, Rocky Cagnoni, Bob Long, Rich Telford, Rocky Knuth, Will Arroyo e Greg Hastings lutaram em equipas como Ground Zero, os Ironmen, os Naughty Dogs, Avalanche e Image.

Foi nessa época que os Dynasty se juntaram ao mundo do paintball profissional e começou sua lendária corrida.

A criação e adoção do XBall e a ascensão da National XBall League logo após a passagem do milênio foi onde o paintball deu mais um grande passo no mundo do desporto. Em um formato projetado para o público entender mais facilmente e para as câmaras filmarem mais facilmente, o paintball passou de uma competição de dez homens por pontos para um jogo de cinco contra cinco jogado em contrarrelógio, com pontos marcados, pendurando a bandeira .

Após o sucesso do evento de exibição Nation’s Cup, o NXL foi construído com franchises, incluindo Miami Effect, Philadelphia Americans, Red Legion, Detroit Thunder, Oakland Assassins, Chicago Aftershock e Baltimore Trauma. A próxima geração de lendas do paintball atingiu a grandeza neste formato, neste palco, e muitas delas continuam a competir nos mais altos níveis do paintball até hoje e foi neste formato que o paintball encontrou a sua expressão máxima como um desporto que perdura para a era moderna.

O paintball moderno – como um desporto – tira muitas de suas sugestões do formato X-Ball original e a atual National XBall League é o palco mundial no qual o paintball de divisão profissional e internacional é jogado hoje. Os atletas de paintball levam seus corpos até o limite, e muitas vezes ultrapassam, para ter um desempenho de alto nível para a sua equipa, o que requer um corpo e uma mente fortes.

Atletas modernos de paintball comem, treinam no ginasio e aprimoram suas habilidades no campo de prática, estudam layouts de campo cientificamente em busca de ângulos e vias de ataque e suas estatísticas, como eliminações, são rastreadas para mostrar ao mundo como os jogadores de topo de paintball realmente são. Equipas profissionais modernas de paintball como San Diego Dynasty, Infamous, Houston Heat, Edmonton Impact, Columbus LVL e a Moscow Red Legion são administradas como empresas, e muitas estão ativamente interligadas nos negócios de seus principais patrocinadores, do marketing e desenvolvimento de produtos!

O paintball moderno é um desporto. As estatísticas do jogador e da equipe são rastreadas. Os fãs assistem ao jogo de suas equipas favoritas. Os melhores jogadores e lendas do jogo endossam produtos, dão autógrafos e trabalham duro para cumprir sua parte dentro e fora da rede.

Atletas modernos de paintball dedicam anos de suas vidas ao jogo e passam seu tempo a treinar para serem melhores em suas posições em campo, estudando o jogo para extrair cada grama de desempenho de seus equipamentos, que devem ser fabricados de acordo com os padrões exigentes com o fim de fornecer desempenho de nível profissional.

Nós amamos o jogo de paintball, e nós também amamos o DESPORTO do paintball!

O paintball é um DESPORTO – tu não podes mudar a nossa mente.

 

Artigo original: https://www.valken.com/blog-entries/paintball-is-a-sport?fbclid=IwAR0TDvD4qibaW2CZtgq-2O7ihmfDUifT4Gng99qRMoS6m8Tkw-fyVtDyEB4

Fotos: https://www.facebook.com/mistik24photo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.